Alice in Wonderland

"Você não pode viver para agradar os outros. A escolha é sua!"


Ontem, eu e mamis fomos assistir, finalmente, à Alice in Wonderland. De verdade, eu não entendo o porquê de as pessoas criticarem tanto o filme. Na verdade, eu cheguei à uma conclusão. Quem manja de cinema, acompanha os trabalhos dos diretores, e sabe difererenciar qual diretor fez qual filme, tende à criticar. Pessoas como eu, que apenas gostam de cinema, mas entendem quase nada sobre diretores ou releituras de filmes, tendem a gostar, principalmente pelos efeitos em 3D.

Gostei muito dos efeitos, que não são excessivos, do figurino e da fotografia, mas, muito mais do que isso, gostei do enredo do filme, que nada tem a ver com o que nós já estamos acostumados, salvo algumas partes, como quando Alice encolhe e estica para entrar em Wonderland, ou a lagarta (Absolen) e a famosa pergunta You? Who are you? 

Já não é mais aquela brisa lisérgica criada por Carroll, mas sim, uma realidade paralela criada pela própria Alice para fugir de uma história de vida conformada e previsível. Alice, já com 19 anos, que não gosta de usar espartilhos ou meias, como todas as meninas de sua idade faziam, é pedida em casamento por um lord, e todos esperam o momento do 'sim'. Confusa, Alice, que já vira o coelho branco mais vezes aquele dia, vê o bichinho mais uma vez, indicando o tempo, e sai correndo atrás dele, cai na toca, como já era de se esperar, e finalmente, entra no País das Maravilhas.

Uma vez em Wonderland, a menina se depara com uma realidade muito diferente da esperada. Wonderland fora tomara pela Rainha Vermelha (a Rainha de Copas) e tudo está um desastre. A missão de Alice, resgatar a espada Vorpal e matar o Jaguadarte, apenas dessa maneira, tudo voltaria à normalidade.

O que eu mais gostei, é que, durante todo o filme, Alice precisa tomar decisões importantes, e recuperar a sua grandileza. Chamou-me a atenção o fato de a menina acreditar, no início, em que tudo aquilo fosse um sonho que ela pensava ter, e repetir sempre ''Esse sonho é meu! As coisas acontecem do meu jeito! É o meu sonho!''. Isso me fez parar para pensar, junto com a frase que eu coloquei no início do post, logo abaixo da figura: "Você não pode viver para agradar os outros. A escolha é sua!"

A decisão de entrar no castelo, de resolver ser o soldado da Rainha Branca, e a decisão final e a maneira que ela decide (não vou contar aqui porque ainda tem gente que não assistiu), eu achei ótimo! Para mim, essa era a verdadeira mensagem do filme, e o real objeto de atenção dos espectadores, se todos se atentassem à isso, certeza que muito mais pessoas iam gostar do filme.

Então é isso! Recomendo o filme, e recomendo que deixem as expectativas fora da sala de cinema e vão preparados para uma história completamente diferente da que conhecemos sobre Alice.



7 comentários:

Renan.Pires disse...

é o tipo do filme que vc só vai gostar se você se entregar a ele e não ir predisposto a fazer analizes...
"A escolha é sua." e ainda incluo "Você faz a sua própria sorte."

Anônimo disse...

seis coisas impossíveis antes do café da manhã...isso sim me chamou a atenção...

Celso disse...

Mas sabe o que eu mais critico nesse filme, que mais me incomodou? É o fato do Tim Burton ter se rendido à própria fórmula de sucesso e empurrar isso como algo genial para o povo. Não é. Ele acha que pegar uma história, deixar tudo meio macabro, com música do Danny Elfman (ex-Oingo Boingo) é fazer um filme de sucesso. E não é. Cadê o novo? Cadê a criatividade que ele mesmo sempre teve e bastante?

Eu acho Alice o segundo filme dele que eu não gosto. O primeiro foi o Planeta dos Macacos.

Bom, mas existem outras leituras, como você mesmo fez. O filme não é ruim, não mesmo.
Bjo

Anônimo disse...

ahhhhh eu não postei como anonimo não né??

Vitor Blessa Anselmo. disse...

Imendado essa última frase, você faz sua própria sorte eu digo, a sorte privilegia aqueles qeu tem coragem, etão basta você ter a coragem de tomar suas decisões que a sorte estará ao seu lado.! o filme é um Tim Burton, o diretor ótimo a história em meu ver faltou coisa..não sei bem falar o que..os efeitos..muita coisa..um bom filme pra quem gosta de filme, mais um filme pra quem gosta de cinema realmente..!

Lelê Aracil disse...

Sim, vc postou anonimo! aiuhaiuahyaguya

Camila M. disse...

Concordo com o nosso amigo Anônimo (hehehe!): "seis coisas impossíveis antes do café da manhã...isso sim me chamou a atenção..."

Ah, e o filme vale muito pelo Mr. Deep, sempre lunático!

Bjos