Sobre lágrimas e inchaços


Por que incham os olhos quando choramos?
Já por tantas vezes me peguei me perguntando isso. E hoje, talvez eu tenha a resposta. Se não a tiver, estou perto. Há quem diga que as glândulas lacrimais ficam irritadas, por isso o inchaço. Eu tenho uma teoria mais interessante.

Quando choramos, colocamos para fora (quase) tudo aquilo que fica apertado dentro de nós, querendo sair, querendo mostrar a cara pro mundo. Os sentimentos são exibicionistas, tendem a querer aparecer a todo momento. E então, as lágrimas trazem para fora a tristeza, a alegria, a raiva, a dor, a angústia... Mas nunca é o bastante. Sempre fica um pouco de sentimento que não consegue sair, que não conseguimos deixar que ele apareça, por mais que ele queira, e faça força. Então, paramos de chorar, mas aquele sentimento ficou ali, e ele tenta de todas as maneiras sair, e é essa força que ele faz pra sair, que deixam as pálpebras inchadas. Eles acabam arranhando, mordendo, chutando os nossos olhos por dentro, como que para nos fazer lembrar que eles ainda estão ali, e que querem sair de alguma maneira. E, enquanto não os deixamos sair, eles tentam, de qualquer maneira, vir á tona. É um nariz que escorre, mãos suam.

Acredito que, no caso de termos exteriorizado o sentimento por inteiro, sem nos esquecer-mos de nenhum , o inchaço vem por conta da força que temos que fazer para liberar aquilo, e tudo meio que “sai rasgando” os tecidos internos do olho, irritando, machucando, ofendendo e debochando das pálpebras, que não foram capazes de segurar sentimentos com tamanha força. Não tiveram coragem, ousadia o bastante para resistirem aos sentimentos que vieram com tanta vontade de sair.

Por outro lado, os olhos também podem inchar pela necessidade de suprir um vazio que a lágrima e os sentimentos deixam quando vão embora. Quando choramos, esses sentimentos que saem deixam um vazio nos nossos olhos. O inchaço é uma maneira que os olhos tem de tentar esconder dos outros aquele vazio por dentro, mas, na verdade, ele acaba mostrando muito mais que ali dentro falta alguma coisa. Os olhos inchados são a evidência escancarada do vazio, da dor e do choro. Da busca pelo preenchimento daquele espaço vago.

Tenho muito respeito por quem tem os olhos inchados por  lágrimas.

8 comentários:

gipicles disse...

tambem tenho esse respeito

Carol disse...

e quando a gente chora assim, sabe, desse jeito que expulsa tudo de dentro da gente, a gente volta a acumular sentimentos.
E vamos guardando, remoendo, consumindo...
e aí a gente explode! e chora!
e sente tudo de novo.
até que os nossos olhos inchem novamente.

Anônimo disse...

É importante respeitar os olhos inchados e tantas vezes inflamados pela dor e a angústia de um sentimento.
Assim que comecei a ler seu blog já pensei "é porque não sai tudo que precisa sair...", acho que concordo com você então.
rs

Tati disse...

AII AII ... quase me fez chorar ... quase mesclou a saudade, como outros "n" sentimentos e fez com que meus olhos ficassem inchados ... =/

Dona Cor disse...

Mais pura verdade =~ o segredo é 'chorar' tudo de uma vez, respirar e voltar a sentir coisas boas (ou não)... =)

Renan.Pires disse...

Olhos inchados são cicatrizes passageiras das lagrimas...

Júnior Morais disse...

Adorei esta parte: "o inchaço vem por conta da força que temos que fazer para liberar aquilo, e tudo meio que “sai rasgando”". Muito bom mesmo.

Unknown disse...

nossa esse texto foi muito bom principalmente
pra mim que me decpcionei tanto ontem que chorei a noite toda e meus olhos nesta manhã quase não se abrem
e no meu caso e porque as lagrimas secaram mais a dor que fiko e tão forte que
meus olhos permancem entreabertos sem falar que meu rosto esta inchado por completo =/