Língua Viva (e a morte da idéia)

É...
Confesso que vai ser muito difícil para mim escrever linguiça, e não lingüiça sempre me vigiei quando se tratava de trema! Meu irmão me ensinou a regra, e eu não esqueci mais... na faculdade revi o ''güe güi qüe qüi'' e sempre achei chiquérrimo escrever Lingüística! Dá um ar de requinte! rs
Mas vamos pensar... Já pensou se ainda hoje, escrevessemos pharmácia, photo... ou, indo mais longe, vossa marcê? Imagina hoje, em época de Orkut, Msn, MySpace e Cia. como seria uma conversa... estranha, no mínimo...
Essas mudanças, eu atribuo à uma coisa que aprendi na faculdade: Lei do Menor Esforço. Para ser mais cômodo, a gente abrevia, substitui e inventa...

Tem coisa que da dó de pensar! Eu sei que nunca vou superar a queda do trema! haha

Mas as pessoas questionam, xingam, reclamam... e o porquê desse novo Acordo acaba esquecido... Eu acho a intenção muito válida! Ele foi feito para que todos os países Lusófonos (que têm como idioma oficial ou não, o Português) possam se comunicar do mesmo jeito... Apesar de todos falarmos Português, tenta entender o que um Angolano fala, ou até mesmo um Português! Difícil, ?
Não que o Acordo vá influenciar na pronúncia das palavras, mas a coisa vai ficar mais uniforme... Já não existirá mais, para o Português de Portugal, jacto, facto, tacto, tudo será como aqui no Brasil, jato, fato, tato, fora o ''ph'' que ainda vigora lá, como em pharmácia, agora, é farmácia! Isso é legal! Por exemplo o Inglês da Inglaterra, USA, Canadá e Austrália... a pronúncia é diferente, pode haver uma gíria ou outra variando a região, mas se um Canadense escrever uma carta, um Australiano entenderá perfeitamente!

Damos boas-vindas à três letrinhas que já usávamos como nossas... Kátia, Yara e Wellington (ai!) agora, têm seus nomes grafados com letras do alfabeto oficial!

Pinguim, linguiça, frequente.... tudo assim agora!

Peguei uma carona na boléia (boleia) do caminhão, porque estava fugindo de um enxame de abelhas que saíram da colméia (colmeia) para me atacar. Levei umas ferroadas, sorte que o caminhoneiro tinha uma boa panacéia (panaceia) para mim! Já estava ficando paranóica (paranoica), e queria ir à Coréia (Coreia) só para fugir daqueles insetos! A abelha-rainha poderia fazer uma assembléia (assembleia) para determinar quem ferroar, eu acho!
Foi quando vi uma jibóia (jiboia) atravessando a pista! CUIDADO MOTORISTA! (É uma Cilada, Bino!) e num ato heróico (heroico), virei o volante e desviei o caminhão! UFA! quase q atropelamos o bicho!
E as abelhas lá... incansáveis!

Foi quando eu tive uma idéia (ideia) !! Vou tirar a câmara do pneu, e fazer uma bóia (boia)! me apóio (apoio) nela, e vou nadando pelo rio aqui ao lado... em baixo da água abelha não me pega!!

''Aii...Mas vai ser difícil entender as coisas, agora sem o acento!''

Vai nada!
Há muito tempo as pessoas se esqueceram do acento diferencial!
Pelo, pêlo - para, pára - pode, pôde... é tudo igual... sem acento!
Se eu digo: ''Eu fui pelo caminho da roça'' você, com certeza, não entenderá que eu fui ''pelo de cachorro'' da roça, não é?
Tudo é o contexto... Não se preocupe!

A língua é viva, minha gente! muda como nós mudamos!
Daqui uns anos, será norma culta da língua o ''vc'' ''kd'' ''pq'' ''qdo''... porque é usado demais! Tem pessoas que já nem percebem quando escrevem um vc no meio de alguma coisa... por isso, logo mais, será admitido como norma culta!!

Isso é natural! (Estudos diacrônicos servem para alguma coisa!) hehhehe

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu só quero ver como serão as provas da Verinha com as NOVAS regras gramaticais. E pensar que há dois anos, sofremos para aprender tudo, e agora teremos que REaprender.

Anônimo disse...

Já não gostava da trema mesmo ahuahauhau...
Agora "ideia" vai ser estranho...
Bom , menos acento , menos coisa pra errar...
E viva a preguiça uhulll

Anônimo disse...

to pensando em vcs q estudam a língua, coitadas! (ou seria lingua? O.o)

bem, eu ainda não decorei as regras, não pretendo decorar, vou deixar todo o trabalho "sujo" pros revisores, quando eu for publicar meus livros hahahaha
8)

Anônimo disse...

Eu amo trema!

Acho requintado e dá um certo tom de elegância!

Anônimo disse...

Fracamente?
Eu achava, tipograficamente falando, um charme as tremas e os acentos que se foram.

belo texto Letx!