Espécie em extinção?



''Ser romântico não é o simples fato de se entregar flores a quem se ama, mas sim, a intenção de agradar o coração ca pessoa amada, por mais simples que seja o agrado, desde uma simples rosa dada com o sentimento do fundo da alma, até simples palavras de uma mensagem onde se escreve o diário do coração.
Ser romântico não são simples ações mas sim o complexo amar, que faz com que o amante se torne sem limites
para poder fazer certas loucuras, essas as quais eu chamos de forma polida de 'romance' sendo que a alma deste eu chamo de 'amor' e o alicerce eu chamo de 'romântico'"

Mas que tarefa difícil, essa, de escrever sobre romantismo... Um romantismo que eu não vejo há tempos... Pq o único Romantismo que tem participado dos meu pensamentos, é o movimento literário, aquele que me fez ir mal em duas provas por não ter lido As Pupilas do Senhor Reitor e Eurico, o Presbítero...

Aí, pra escrever sobre isso, fui dar uma lidinhas em alguns achados no Google... lá vai eu, digitar ''Romantismo'', o movimento literário apareceu... ''Romântico'', Almeida Garret, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, e Julio Dinis... Ok... tudo me leva ao enfadonho movimento literário... aí lá vai eu... ''Ser romântico'' BINGO! Várias coisas apareceram! Pensei: legal! aqui deve ter várias opiniões interessantes e quem sabe até alguns artigos... Doce ilusão... Perguntas como ''Como ser mais romântico com a minha namorada?'' '' O que fazer para ser romântico?'', sites com '' 10 passos para se tornar uma pessoa mais romântica''

COMO ASSIM?

Mas que coisa é essa... A gente APRENDE a ser romântico? Ou é uma coisa que vem de nós? Que sentimos vontade de fazer? E não estou falando em ser ''cavalheiro'', abrir a porta do carro, mandar flores e chocolates, escrever bilhetinhos (aliás... TODOS esses sites q apareceram no Google disseram que para ser romantico TEM que mandar flores.... absurdo!).
O romântico é uma espécie de alquimista, é um grande experimentador de sensações e sentimentos... busca algo de absoluto que o faça levitar e que o leve para um reino de emoção e fantasia em estado puro, longe da podridão das normas sociais. Se o ser humano fosse um iceberg, seria a parte submersa que interessaria aos românticos. Tudo o que está oculto estimula a imaginação e tende a provocar emoções mais intensas, o que acaba por resultar na catarse¹. O romântico quer ser uma criança que olha para um quarto escuro, treme de medo e se permite viajar na imaginação.


Se for para ''definir'' romântico, prefiro Vander Lee:


''Românticos são poucos
Românticos são loucos desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro é o paraíso.
Românticos são lindos,
Românticos são lindos e pirados
Que choram com baladas,
Que amam sem vergonha e sem juízo

São tipos populares, que vivem pelos bares
E mesmo certos vão pedir perdão
E passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo de outra desilusão.
Romântico é uma espécie em extinção.

Românticos são poucos,
Românticos são loucos,
Como eu
Como eu
(Como nós)''


à tal definição de revistas ou sites:


(...) Para sua sorte, é possível aprender a ser romântico, e a tornar isso parte de nosso dia a dia.
Vou te dar algumas dicas. Você pode usar uma ou mais delas com sua namorada. Mas minha sugestão é você usar todas ou a maioria.(...)

(...) Primeiro: Cavalheirismo. Para ser romântico é muito importante você ser um cavalheiro. Imagine você tentando dar uma flor a ela de forma toda grosseira e rude. Não vai ser a mesma coisa. Ressalto que não é essencial, mas é importante. Para ser cavalheiro, seguem algumas das coisas que você deve fazer:
* Abrir a porta do carro para ela sempre (pelo menos para ela entrar no carro)
* Deixar ela ir na frente ao entrar em algum lugar.
* Deixar ela subir uma escada na sua frente, mas você deve descer a escada na frente dela.
* Defender ela em público. Pode ser em argumentações ou outras formas.
* Oferecer a mão para ajudar ela a descer de um degrau alto.
* Entre muitas outras possibilidades de ser cavalheiro.

(...)

Quinto: Presentes. Mulheres adoram ganhar presentes, mesmo que pequenos presentes, elas adoram. Pode ser um brinco, um anel, um colar, uma peça de roupa, uma coisinha para decoração, ou qualquer outro presente que você consiga pensar. Lembre-se que presente exóticos muitas vezes saem do romântico para o sensual, então preste atenção se você quer ser romântico ou se quer despertar outros interesses nela.''

Romantismo, aquele que vem da alma, não é coisa a ser aprendida... é coisa a ser sentida...



¹ - catarse: Substantivo feminino. 1.Purgação.2.Psican. Liberação de pensamentos e emoções que estavam reprimidos no inconsciente, seguindo-se alívio emocional.

11 comentários:

Cuidado com o macaco!!! disse...

...não dá pra entender o romântico sem sê-lo!

Vitor Blessa Anselmo. disse...

ou que tal a definição de romântico é todo aquele que tem alma e coração, onde doar o seu amor é seu maior vicio e caêm fácil depre se seu amor não for correspondido, nem pela mas simples forma de agradecimento que é o sorriso, ou por um gesto mais nobre como um abraço.!

Camila M. disse...

Como disse Vander Lee: "Românticos são loucos, românticos são poucos".

Plínio Freitas disse...

Adoro ler Lelê Aracil.

Catraca disse...

O romantico sempre é tido como aquele irracional, que jamais toma a razão em nome do amor, só que podemos conceituar o amor como fruto da vontade, como disse Aleister Crowley: "Love is the law, Love under will". Logo, tendo a vontade como o conceito-mor da razão humana, o amor, ou a negação da razão, nada mais é do que mais um fruto da própria razão...o que faz com que os românticos sejamos aqueles que conhecem a razão mais do que aqueles que negam o poder de seus próprios sentimentos.
^^

beeeijo!

Anonymous disse...

Eba ...agr já posso fazer comentários Ü

O romântico,é aquela pessoa que só de olhar prá nós já sabe o que queremos... sentir,ouvir,ver etc etc
Romântico...ah o romântico
O coração pede por ele(a)
Romântica sou eu ...é vc....que vive a devanear

Beijooooooooo
Mamis

Dinha Fernandez Martinez disse...

Essa é minha didi?? Zenti.. ela é mais pirada do que eu imaginava.. ela viaja nas palavras. Isso é lindo!!! Acredite. Surpreendente. ADOREI!!!!! :B s2

Mario Henrique disse...

com qual tempo livre??

Gi disse...

que não ganhe rosas...
sua cor intensa ludibria a mente
seus espinhos cicatrizam nos dedos puros
seu aroma enlouquece sem nenhum pudor
suas pétalas caem uma a uma

e nós românticos insistiremos em guardar uma dessas pétalas entre as páginas eum livro

Raphael disse...

Romanticos são incompreendidos!!!

Ana Cris disse...

Oi, Lets lindinha...adorei seu blog !!!
Ser romântico é ser firme e suave, é ser realista e sonhador, é enxegar o mundo em cores e ao mesmo tempo vislumbrar uma penumbra, um vazio...ser romântico é saber ser tudo ao mesmo tempo, com muito amor pela vida !!!
Beijos...Ana Cris...Ü